quinta-feira, 11 de julho de 2013

Gótico, Religião e simbolismo

O gótico/darkwave é uma subcultura laica, ou seja, não é integrada a qualquer religião. Alguns pensam que os góticos estão diretamente ligados à esoterismo, anticristianismo. Embora cada indivíduo que integre-se seja livre para a escolha de crenças em qualquer tipo de deus ou a descrença. Porém, no gótico não se encontram pessoas dispostas a seguirem religiões que impliquem no apego a religiões opressoras que impedem pessoas de agir de acordo com o que pensam regras sobre o que se deve vestir ler, crer ou fazer.
Os tidos wannabes - Uma gíria entre pessoas da subcultura gótica, que em sua semântica refere-se a um determinado sujeito novo, curioso e, mais diretamente, que "quer ser'" parte da mesma. Geralmente seguem à risca presunçosa e equivocada em denominarem aos outros pertencentes a ela apenas como Wiccas, Pagãos ou satânicos, sendo estes, como mencionado inicialmente, livres de qualquer doutrina ou Sociedade Secreta.
Algum recurso de preâmbulo religioso é utilizado como temática, para músicas ou estética. Um crucifixo, por exemplo, pode, teatralmente, simbolizar a tortura (Crucio = tortura), pois a cruz foi cunhada em Roma, como instrumento para tal, antes mesmo do "nascimento de Cristo". Simbolicamente no sentido de estética não vem totalmente ligado à música, as vestes góticas vieram de acordo com a ideologia a que ele pertence.







Nenhum comentário: